A curiosa origem da palavra poubelle

Compartilhe com seus amigos!Share on Facebook85Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0

 
Rue Eugène Poubelle plaque
As vezes usamos palavras sem nos darmos conta de suas origens, ainda mais quando se trata de palavras de uma língua estrangeira tal como o francês. No neste artigo, tratarei sobre uma palavra bastante comum que é ” POUBELLE “. Para quem não sabe, poubelle significa lixo / lixeira.

 

  • A palavra poubelle na verdade é um sobrenome. Sim, pode acreditar!

 

Em 1884, Eugène Poubelle, então prefeito do extinto departamento de Seine,  assinou um decreto impondo a todos os proprietários de imóveis, a deixarem recipientes de lixo a disposição de seus inquilinos. E não bastava apenas um tipo de recipiente: Era necessário um para o papel, outro para o vidro e um último para matérias mais orgânicas. Era o começo da triagem do lixo. Isso era uma grande novidade para a época.

Vale lembrar que nesta época Paris contava com 2 milhões de pessoas e muitas eram acostumadas a jogarem seus lixos nas ruas. O que não era recomendado pois o lixo era causa de muitas doenças.

As pessoas de inicio não concordavam com a nova pratica, além dos proprietários não contentes com os novos gastos. Então as pessoas começaram a chamar lixo de Poubelle, o nome do criador desta lei.

Mas com o tempo a população foi aderindo a nova prática e isso fez que o modelo de limpeza de Paris se expandisse a outras regiões até ser uma prática em todo o país.

Eugène também criou leis obrigando as pessoas a terem redes de esgotos em suas casas, principalmente por conta das epidemias de cólera da época.  

Tempos depois, a palavra poubelle, agora com P minúsculo, se oficializou em 1890 quando entrou para o dicionário.

 

Bibliografia: Projet-Volaire

Compartilhe com seus amigos!Share on Facebook85Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0

Você pode gostar...